Você adora um feijãozinho no almoço ou no jantar, mas acha que dá muito trabalho cozinhá-lo todo dia? Pois nem precisa. O feijão congela muito bem, obrigada. E fica fresquinho com um refogado novo.
O atalho é o seguinte: quando for preparar feijão, já coloca uma quantidade boa de molho e cozinha tudo de uma vez. Mas só tempere o que for comer no mesmo dia. O feijão a mais vai pro congelador com caldo e tudo, mas sem o refogado, entendeu?
Antes de levar ao congelador, deixe o feijão esfriar. Porcione: coloque em potes ou saquinho plástico a quantidade que costuma usar nas refeições na sua casa. Identifique o conteúdo e a data do preparo e, importante lembrar, deixe espaço entre a porção e a tampa do pote, já que os líquidos aumentam de volume quando congelam. Preencha apenas 3/4 da capacidade total.
Para descongelar, vale deixar na geladeira da noite pro dia. Mas ele também pode ir direto pra panela, sem problemas. É só preparar o refogado e juntar um pouco do feijão pra fazer aquele purê que engrossa o caldo. Depois é só juntar o feijão todo e cozinhar um pouco, para “pegar” os sabores.
Comments